BLOG CARGO MODAL

Cargo Modal participa de evento de ExcelÍncia em Sustentabilidade

Cargo Modal participa de evento de ExcelÍncia em Sustentabilidade

Cargo Modal participa de evento de ExcelÍncia em Sustentabilidade

Cargo Modal participa de evento de ExcelÍncia em Sustentabilidade

Cargo Modal participa de evento de ExcelÍncia em Sustentabilidade

O Programa de LogÌstica Verde Brasil (PLVB), iniciativa que re˙ne 28 empresas de diversos segmentos com apoio de acadÍmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro Federal de EducaÁ„o TecnolÛgica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) para o aprimoramento da eficiÍncia e a implementaÁ„o de medidas socioambientais na logÌstica, lanÁa o Guia de ExcelÍncia em Sustentabilidade: Boas Pr·ticas para o Transporte de Carga. Para 2020, o Programa pretende lanÁar o Sistema de Credenciamento para o Selo Verde em LogÌstica.

O documento apresenta resultados de 16 cases de aplicaÁ„o de boas pr·ticas por 24 Empresas Membros do Programa. Os projetos foram implementados em atividades ligadas ‡ cadeia logÌstica e de transporte, contribuindo para a reduÁ„o de atÈ 30% das emissıes de gases de efeito estufa (GEE), alÈm de trazer ganho de eficiÍncia operacional e reduÁ„o de custos.

"ApÛs 3 anos de criaÁ„o do PLVB, conseguimos resultados pr·ticos que comprovam que È possÌvel ‡ iniciativa privada alcanÁar eficiÍncia na operaÁ„o logÌstica e, ainda, estabelecer processos mais sustent·veis. E isso n„o impacta seus custos operacionais. Na maior parte das vezes, a adoÁ„o de boas pr·ticas ajuda a minimizar os gastos", afirma M·rcio DAgosto, Coordenador TÈcnico do PLVB. "Em funÁ„o de suas especificidades, apenas seis boas pr·ticas estabelecidas no Guia ainda n„o foram utilizadas pelas empresas, situaÁ„o que tende a evoluir ‡ medida que mais empresas se juntem ao Programa e novos desafios e experiÍncias sejam compartilhados pelo grupo", explica DAgosto.

O Guia publicado pelo PLVB tambÈm aponta as pr·ticas adotadas com mais frequÍncia pelas empresas para a obtenÁ„o de melhora de processos ligados ao setor de transporte, independente dos gargalos logÌsticos e problemas de infraestrutura. Dentre estas condutas previstas no programa, est„o renovaÁ„o e modernizaÁ„o da frota, utilizaÁ„o de sistemas de informaÁ„o para rastreamento e acompanhamento de frota, alÈm de treinamento de motoristas com foco no "Eco-Driving".

Outro destaque do documento s„o informaÁıes que apontam como cada boa pr·tica pode impactar positivamente na reduÁ„o de emiss„o de GEE. DiminuiÁ„o de atÈ 20% pode ser obtida por meio da otimizaÁ„o da ocupaÁ„o do veÌculo e ganhos ainda maiores, de atÈ 50%, podem ser alcanÁados com o uso de veÌculos com maior eficiÍncia energÈtica ou a realizaÁ„o de transferÍncia do transporte de carga para modos mais limpos (transferÍncia modal). A utilizaÁ„o de fontes de energia mais limpas, como etanol e eletricidade, pode reduzir a emiss„o de gases do efeito estufa e poluentes atmosfÈricos em atÈ 90%.

"Os resultados apresentados pelo Guia de ExcelÍncia em Sustentabilidade justificam, na pr·tica, os benefÌcios que o PLVB traz para as Empresas Membro, bem como o seu alcance econÙmico, ambiental e social. … a possibilidade para que mudemos em conjunto e de forma pioneira todo o cen·rio da logÌstica e transporte no Brasil. As empresas que j· se juntaram ao Programa est„o realmente em busca da eficiÍncia e sustentabilidade", pontua CÌntia Machado, Coordenadora TÈcnica do PLVB.

Iniciado em junho de 2016 com a participaÁ„o de seis empresas, o PLVB conta hoje com 28 companhias, sendo 15 embarcadores e 13 transportadoras, o que representa um crescimento de 4,5 vezes em trÍs anos. O documento lanÁado esse ano È a terceira publicaÁ„o do Programa de uma sÈrie anual de documentos que se iniciou em 2017 com o "Guia de ReferÍncia em Sustentabilidade", passando pelo "Manual de AplicaÁ„o" em 2018, o "Guia de ExcelÍncia em Sustentabilidade" neste ano e, finalmente, a criaÁ„o do Sistema de Credenciamento para o Selo Verde em LogÌstica, em 2020.

  • 08/07/2019
  • Por Comunicação
Novidades em seu email:

Compreendo e aceito que os meus dados serão guardados de forma segura de acordo com a Política de Privacidade.

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok