BLOG CARGO MODAL

O perigo de usar o celular enquanto dirige

O perigo de usar o celular enquanto dirige

Tornou-se comum para muitos motoristas dirigir enquanto faz ligação para a esposa, manda uma mensagem para o chefe, tira uma selfie, olha as notificações do Whatsapp ou dá uma olhada para ver quantas curtidas teve a foto do final de semana. Porém, mesmo sendo uma prática quase automática, ela oferece diversos perigos, tanto para o condutor, quanto para os pedestres e outros veículos.

E não é só o risco de acidentes, abaixo listamos algumas informações para deixar você mais alerta.

1) A multa por uso do celular no trânsito aumentou nos últimos anos. Hoje é considerado infração para quem estiver usando o celular enquanto dirige ou também para quem está parado esperando o semáforo ficar verde.

2) As multas de trânsito estão cada vez mais caras. Segundo a Agência Brasil este tipo de infração custa R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao voltante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira.

3) Dirigir e falar ao celular é mais perigoso que beber. Isto mesmo, segundo uma pesquisa realizada na Grã Bretanha, mexer no celular enquanto dirige é mais perigoso quanto pegar a direção após a ingestão de álcool.

4) Viva voz também afeta a direção. Você pensa que colocar o telefone no viva voz te deixa totalmente concentrado no trânsito? Não. A mesma pesquisa britânica verificou que o viva voz diminui os riscos de acidente se comparado com a ligação normal, porém não zera as possibilidades. Diferente de uma pessoa que está sentada no banco passageiro, o interlocutor da ligação não sabe se você está prestes a fazer uma freada brusca ou passar um sinal vermelho.

São muitos riscos que o uso do celular ao volante pode proporcionar, segundo pesquisas, mexer no celular aumenta 400% a possibilidade de acidente. Então devemos usar da sabedoria e sermos prudentes. Mexer no celular só quando para o veículo em local seguro ou em casa.

  • 17/10/2019
  • Por Comunicação
Novidades em seu email:

Compreendo e aceito que os meus dados serão guardados de forma segura de acordo com a Política de Privacidade.

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok